segunda-feira, 16 de abril de 2012

Almoço dos Combatentes da Freguesia de Alvares

É já no próximo dia 28 de Abril que se realiza o 8º Almoço dos Combatentes da Freguesia de Alvares.

Este ano temos o prazer de acolher esta iniciativa na nossa Casa de Convívio, em Roda Fundeira. Para quem se quiser inscrever, basta dirigir-se aos rostos já habituais na organização. E entretanto pode ser que o São Pedro aqueça um pouco o tempo para que o dia seja solarengo e permita o bailarico no nosso belo largo da Casa da Comissão, à semelhança do já feito em ocasiões anteriores.

Não tenho fotos de almoços anteriores, apenas as imagens mentais que vou formando dos rapazes de há cinquenta anos a sairem todos juntos da aldeia para "irem às sortes". Gosto desta expresssão. E alguém )João Gil) se lembrou em 1996 de escrever uma canção sobre esta ocasião que marcava a passagem de criança/jovem a adulto - "ele até já foi às sortes!"

Fui às sortes e safei-me
direito que nem um fuso
não compreendo aquele uso
de fazer tudo aprumado
ele há coisas que eu cá sei
que só se fazem curvado

Fizeram-me a vistoria
levaram tudo a preceito
até me viram o peito
e um pouco mais ao fundo
cada qual na sua vez
e tal como veio ao mundo

No fim já mais à tardinha
deram um papel timbrado
onde vinha o resultado
não me davam qualquer uso
fui às sortes e safei-me
direito que nem um fuso


Para quem quiser e puder, aqui fica a versão com som: Rio Grande - Fui às sortes

A todos um abraço e um bom encontro!

Sem comentários: