Em Dezembro de 2011 o município de Góis realizou a Gala de Voluntariado "Gestos Solidários" para homenagear algumas pessoas e entidades que se têm destacado de alguma forma em prol do concelho.
A Comissão de Melhoramentos de Roda Fundeira foi uma das agraciadas com este certificado de reconhecimento pela dedicação prestada em prol da comunidade e do voluntariado!!!!
Às vezes pergunto-me se quem está completamente por fora do que é o trabalho desenvolvido numa (ou por uma) Comissão de Melhoramentos (Associação, Grupo Desportivo....) fará ideia do que está implicado naquilo que se vê e que tão facilmente nos parece imperfeito. E a resposta a que geralmente chego é a mesma: dificilmente.
Claro que está imperfeito porque podemos sempre melhorar o que já foi feito, mas a realidade é essa - muito do nosso país funciona e avança porque meia-dúzia de pessoas se juntou para tornar possível o sonho partilhado também com mais uns quantos... e depois, com uns a darem ideias, outros tempo, outros esforço físico, outros apoios financeiros, outros ainda de tudo um pouco, aos poucos vamos conseguindo contruir o que é de todos, o que é nosso, da comunidade e para a comunidade... As Comissões ou Associações de Melhoramentos tão comuns na região são disso um exemplo pois não se limitam a organizar uma festa, que faz falta e muito motiva, mas que é passageira e nada trará à terra se não for devidamente canalizada, ou seja, se os seus ganhos não forem investidos em obras e melhoramentos, em outras actividades ou em equipamentos necessários à aldeia... Estes movimentos são muitas vezes o que impede algumas aldeias de efectivamente sairem do mapa, são o que as revitaliza e entusiasma os seus descendentes quererem regressar. Nem que seja em busca de um refúgio para alguns dias num ano, já é regressar... Aqui fica o nosso agradecimento a todos os que fazem, já fizeram ou hão-de um dia fazer parte destes movimentos.
E é bom ver também reconhecido o nosso esforço que é interesseiro na medida em que pretende melhorar o que é de todos, das nossas aldeias - Roda Fundeira e Relva da Mó - e para as nossas gentes.
Vamos continuar a empenhar-nos? Embora lá!
Um abraço!
Sem comentários:
Enviar um comentário