quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

FELIZ 2011!!!!



O Ano Novo começava em grande festa na Roda Fundeira. Não que descendessemos de orientais (parece que ainda por lá passaram uns árabes, mas nada mais que isso) mas sim por ser o dia da Festa da aldeia, o dia do Senhor dos Aflitos. À meia-noite batiam-se os tachos, corria-se o ano velho (como já falado em posts mais antigos) e no primeiro de Janeiro bailava-se e entabulavam-se namoricos que se esperavam na volta do correio.

E, sim, claro que também me fez confusão a festa ser em Janeiro. Calculo que tenha a ver com os ritmos de trabalho do campo, uma vez que atravessamos um período de maior calmia após se terminar a apanha da azeitona e produção do azeite e enquanto a terra ainda não pode ser trabalhada para preparar a nova colheita. E depois, no pico do Inverno, neve por todo o lado, frio de rachar, dias curtos e sem sol, chuva e trovoadas... o povo bem precisava de algo para se animar!!!

Mas a verdade é que para as gerações mais novas (a minha incluída, já agora) o nosso hábito é da festa ser em Agosto. E 2-em-1, com o Senhor dos Aflitos e a Nossa Senhora juntos. Pois bem, resolvi investigar...

Parece que lá para os fins dos anos cinquenta (a minha mãe aventurou um 1957), com a aquisição da imagem da Nossa Senhora, começou também a fazer-se outra festa, em honra da Santa. Esta acontecia em Outubro, mas antes do dia 13 pois esta era a data da festa de Amioso. Por isso, contas feitas, devia de acontecer lá pelo primeiro domingo de Outubro.

Mais tarde passou a ser em Setembro, coincidindo com a ida à aldeia dos migrantes que iam fazer as vindimas. Não deixa de ser engraçado ver como os costumes se adaptaram às necessidades do seu povo...

Enfim, mas tudo isto para dizer que se aproxima a data da primeira festa da Roda Fundeira e Relva-da-Mó.

Tudo isto para vos desejar a todos, amigos da Roda Fundeira, um excelente 2011, reecheado de tudo o que precisem para vencer as crises (a económica e as outras da vida diária) e para manterem o espírito lutador e resistente que caracteriza o povo da nossa terra.

A todos,

1 comentário:

Anónimo disse...

ola parabens por tanto entusiasmo

feliz 2011