sexta-feira, 25 de junho de 2010

O dia do banho anual!

Em tempos de festa, convém esmerar-se mais a apresentação. Assim, é de bom-tom dar um jeito ao cabelo, ir ao barbeiro, arranjar fatiota nova e mais fresca porque estamos no tempo quente. E claro, nada disto faria sentido, sem uma boa higiene pessoal…

Diz-me a minha mãe, que o dia de São Pedro era o dia do banho anual. Elas gostavam! Ficavam bem mais fresquinhas, limpinhas, cheirosas e arranjadas, prontas para desfilarem nos caminhos do costume, todas vaidosas de tão arranjadas. Parece que até luziam de tão brilhantes que ficavam.

Proponho-vos que imaginem agora a cena: elas ansiosas, à beira da ribeira, a olharem para a água fria, tão apetecível naqueles dias quentes, à espera da ordem para poderem mergulhar e saírem do outro lado, todas contentes e limpinhas. E o chapinhar e a algazarra que faziam!!! Depois, era só sacudir o resto da água e estavam prontas para seguir com a sua vidinha, durante mais um ano, até ao próximo dia de São Pedro… o dia em que a água é benta e se dá o banho anual… às ovelhas!!! (hehehe!)

Apressem-se que está a chegar o dia!

Um abraço!

Sem comentários: