terça-feira, 29 de junho de 2010

E você, a que horas se levantou hoje?

Diziam os mais antigos, que hoje, dia de São Pedro, destinava-se o resto do ano. Assim, quem se distraísse e se levantasse depois do nascer do sol, passava o resto do ano a dormir. Calculo que não desse muito jeito….

Todos, então, teriam de madrugar mais ainda do que o costume. Até porque, para complicar, os ainda mais antigos contavam a segunda metade deste dito: que a água era benta o dia todo e que, antes do sol nascer, era bom beber-se água em sete nascentes. Na Roda Fundeira, terra rica em água, não seria difícil encontrá-las: no Valdamego, na Barroca das Sobreiras, na Várzea, na Quinta, na Feiteira, no Vale das Colmeias, no Vaz Coelhos (será assim?!?!?), no Vale da Abelheira, e em todas as outras muitas terras de cultivo com nomes engraçados que rodeiam a aldeia.

Ora, digo eu que só ouvi a história, que me parece que esta era uma boa desculpa para se prolongar o bailarico até horas normalmente menos aceitáveis e para restabelecer o equilíbrio de líquidos no corpo antes de pensar em voltar às árduas tarefas do campo…

Mas isto sou eu que digo no meio do meu sono, que não sei se ainda é o do ano passado, ou se é o que já entrou em vigor às 7 da manhã deste ano, hora a que me levantei… claro que depois do nascer do sol…

Um abraço.

Sem comentários: