terça-feira, 6 de maio de 2014

Livro "Herdade de Alvares - Forais e sua História"


Dia 2 de Maio foi um dia atarefado na Junta de Freguesia de Alvares. Começaram a entregar-se os livros “Herdade de Alvares – Forais e sua História”. A curiosidade das pessoas era notória. Os livros cheiram a novo e as folhas fazem aquele som de descolar de quando as viramos pela 1ª vez.

Começou a ler-se logo ali ao lado, na esplanada. A Comissão Organizadora das Comemorações dos Forais está orgulhosa desta obra. Imaterial, como se diz agora, mas não menos valiosa por isso. Será com a obra imaterial que regamos as nossas raízes, e será apenas destas que poderá nascer a vontade de realizar a obra material. A tal, mais visível.

Este livro, escrito por António da Fonseca, contou com a colaboração de muitos outros naturais e descendentes da Herdade de Alvares, das suas várias povoações como Amioso do Senhor, Simantorta, Roda Fundeira. Bebeu de outros escritos já existentes sobre a nossa região (Alvares, Cortes, Machio, Portela do Fojo) e dos conhecimentos académicos de Professores que se dedicaram à investigação sobre este tema. É variado, de fácil leitura e, como o autor gosta de dizer "é um livro de História para não historiadores".

Acompanhar o nascimento de um livro é, para mim, uma honra. O trabalho que deu ficará apenas para quem o fez, sendo difícil de o imaginar quando não se está envolvido. Aqui ficam imagens da recta final, de quando fomos à gráfica ver o início do "parto"...







O pai e dois enfermeiros babados. Outra enfermeira registou o momento. Estava quase. E ainda tão longe...


O livro não pretende ser definitivo. Pretende antes ser um ponto de partida para novas investigações que preferencialmente culminem em novas descobertas, como aconteceu com esta. Pretende, fundamentalmente, espevitar a discussão, a troca de opiniões, o pensar na nossa região, no que já foi  e no que poderá ser. 


Muitas colectividades associaram já os seus eventos a estas comemorações e muitas mais poderão ainda fazê-lo se assim o desejarem. É certamente o que deseja a Comissão Organizadora e bastará apenas comunicar com a Junta de Freguesia de Alvares. Como outro elemento da Comissão Organizadora gosta de dizer "Todos somos poucos". 

Venham daí... vamos festejar a Herdade de Alvares da qual a Roda Fundeira e Relva da Mó fazem parte!

Sem comentários: