quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Chocalhos 2009

Deixo aqui uma boa sugestão para o fim de semana que aí vem. Estou completamente fã desta festa ou deste festival como queiram chamar. O Festival dos Caminhos da Transumância popularmente conhecido por Festa dos Chocalhos, realiza-se na Vila de Alpedrinha, concelho do Fundão, onde numa viagem ao passado e às tradições da pastorícia se festeja a descida dos rebanhos, que descem do rigor do frio serrano no Inverno para um clima mais ameno nas planícies da Beira Baixa onde procuram as melhores pastagens.
Entre as caminhadas com rebanhos, concertos, animação de rua e tasquinhas muito há para ver por estas paragens nos próximos dias.



Este festa que chama gente de todo o país, é conhecida não só pela vertente cultural mas muito pela particularidade do conceito usado nas tasquinhas. Passo a explicar, nas estreitas ruas de Alpedrinha, os moradores com casas para as ruas, abrem as portas de suas casa, lojas, adegas ou garagens, onde vendem todo a variedade de produtos regionais.

Vejam,
Estas fotos foram tiradas no ano passado e no domingo de manhã, muitas portas estavão ainda fechadas, mas para perceberem melhor qual é o ambiente dos chocalhos deixo-vos mais 2 videos.

Chocalhos durante o dia,



Chocalhos à noite,


Se quiserem saber mais acerca do programa cliquem no link abaixo
http://www.fundaoturismo.pt/destaques/chocalhos-2009-festival-dos-caminhos-da-transumancia

Não resisti à tentanção da foto artística, com dificuldade, lá coloquei o meu rebanho alinhado, e cá está o retrato para a posteridade!


Pelo que vos mostro acima, penso que fui convincente que é um programa a não perder e a voltar todos os anos, agora há que tomar coragem para por os pés ao caminho! A mim, se me quiserem encontrar no próximo fim de semana, procurem-me nos Chocalhos.

Até breve.

1 comentário:

Unknown disse...

Com um pastor destes era dificil não ficarmos alinhadas...
Reforço a ideia relacionada com os chocalhos, é dificil perder, ali existe muita animação e hospitalidade, não percam...