quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Festas 2012 - O mergulho da meia-noite

Sábado e domingo foram intensos. Quem não pode estar, com pena ou sem ela, já viu o que perdeu. Ou deixou de ganhar... é tudo uma questão de perspectiva. 

É curiosa esta questão da perspectiva: é que pode alterar mesmo o modo como nos sentimos relativamente ao que vivemos. Por exemplo, dei uma série de mergulhos no complexo de Lazer da Foz Palheiros este ano. A água mantinha a sua temperatura costumeira - fresquinha - mas soube-me mesmo bem. Comparo sempre com a temperatura esperada da água do nosso Poço da Moura - mais fresquinha, a dar para o gelado - e sei que aquela estará melhor. Seguramente!!!

A perspectiva também é importante em fotografia. Hoje todos somos fotógrafos e todos já tentámos a aventura de tirar fotos à noite. Sabemos como é difícil/impossível manter a câmara parada sem tripé. Mas tentamos, porque "desta é que vai dar". E depois conseguimos uns efeitos especiais que ilustram mesmo o que não conseguíamos mostrar melhor doutra forma... Se eu vos disser que estava vento nesta noite, aposto que conseguem sentir a sua intensidade de acordo com os riscos de luz que registou nos segundos em que a foto foi tirada... Tudo uma questão de perspectiva...


Apesar de tudo, sentia-se o calor humano de quem partilha algo novo e excitante, no nosso cantinho de sempre com as companhias de sempre. Talvez mais misturadas de gerações, mas as de sempre.


Terá sido a perspectiva que possibilitou a quatro bravos darem o mergulho da meia-noite (finalmente o tema deste post!) na quarta-feira a seguir à festa. Quer dizer, tecnicamente foi na quinta-feira, uma vez que o mergulho foi às 00h00 e não às 23h59, que até fizemos uma contagem decrescente. Mas talvez a função da contagem tenha sido a de os deixar ganhar coragem. Lá está a perspectiva: "estar aqui fora a apanhar frio enquanto conto de 10 para trás vai fazer com que sinta menos picadas nos ossos quando me atirar para dentro daquela água gelada...". Muito melhor assim. De mãos dadas, solidariamente, lá se atiraram à água.

Alguém ainda ponderou... mas correr o grande risco de um grupo de populares o levar ao banho vestido, todas as noites dessa em diante, seria pior do que o mergulho a que se comprometera. Lá está, a perspectiva outra vez...


"Não custa nada!", "Tudo a funcionar!" ouviu-se depois, de peito inchado pelo orgulho de fazer algo lembrado há mais anos do que se queria. Nós sabemos. Era a nossa perspectiva. A bola de berlim ganha de prémio terá ajudado a combater o choque térmico. Isso e o apoio dos amigos, com risos de simpatia, carinho e inveja (escondida) de quem cumpre mais uma tradição e partilha da festa. Com quatro mergulhos, se for caso disso!

 

Encerrámos a festa eram 2h00. Sem música, só com estrelas, a brisa ficou mais fria e o termómetro do carro passou a marcar 7ºC. No final do mês soubemos que foi a noite mais fria deste Agosto. Mas naquela altura, foi a perspectiva que nos disse a perspectiva "foi bom, mas esta na hora..."

Um abraço.

Sem comentários: