segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Feijoada Magusto em Roda Fundeira III - Outubro 2011

Agora que já sabemos que o Complexo de Lazer da Foz Palheiros está em progresso, vou finalizar a reportagem sobre a feijoada que marcou o nosso S. Martinho deste ano. É verdade, ainda há mais!!!

Então...tinhamos ficado no magusto propriamente dito, lembram-se? Mas alguém achou que era preciso animar mais a festa e foi à aldeia vizinha convidar o tocador (já que o "nosso" fez feriado) e o Jaime Matias aceitou o desafio. E, como estamos na Roda Fundeira, só faltava mesmo o caldo verde, a sopa da pedra, o pãozinho e a febra, bom e uma pequena mesa de doces, para dar continuidade às hostilidades...


Depois de jantar o baile ficou mais animado e ao tocador juntaram-se cantadores. Alguns já habituais...


Outros nem tanto - não me lembrava de ver o Primo Zé "Parola" a cantar... Mas as novas gerações parecem ficar inspiradas...


Ainda se arranjou um bailarico animado. Quando os vejo lembro-me das histórias que a minha mãe conta das salas em que se faziam grandes rodas com namoricos pelo meio... mas isso fica para outro post.


E, claro, cada um dança como quer...


Outra cantadeira que já não ouvia há algum tempo, a Ti Esmeralda, que mantém o seu tom muito próprio...


Quando o bailarico terminou (o Jaime teve de voltar à sua terra), houve lugar para outros cantorios. O Orlando presenteou-nos com uma série de fados - todos dedicados à sua Isaura - que cantou sempre como o verdadeiro artista que é.


E porque para um bom artista surge sempre uma guitarra, o Rui acompanhou o Orlando em mais dois ou três fadinhos...


Como a criatividade é uma constante no povo Rodafundeirense, cantaram-se fados não ao desafio, mas a meias, que é muito mais giro. Chegou até a acontecer o momento "quando o telefone toca" com o público a pedir directamente o artista e o fado desejado.

E o prémio revelação da noite foi para a Isaura Maria!!! Que tinha nome de fadista já nós sabíamos, mas que também afinava bem... foi uma agradável surpresa! Para quando agendamos novo espectáculo, pessoal?


E no dia seguinte o São Pedro continuou connosco. Dia bonito e acolhedor para a continuação da feijoada... e da sopa da pedra... Mas, como Rodafundeirense que se preze não vem à sua terra sem comer chanfana, também houve um "tachito" dela neste almoço. E mais bolo e até uma mousse de chocolate que estava pééééééssima!!!! Para as calorias, claro, que quem provou... repetiu.

Dá gosto ver a Eira Nova assim em Outubro...


Os cozinheiros de serviço neste dia...


Sobrou este bocadito da véspera... mas ainda se conseguiu almoçar qualquer coisita...


E fez-se um brinde à Roda Fundeira e seus eventos e projectos! Que continuemos a sonhar e avançar como até agora. Até porque temos em mãos algo grande para concretizar. Mesmo que o binde tenha de ser após uma garrafita de água com gás... 


E o dia foi de regresso à vida normal para a maior parte dos que participaram neste evento. Mas para alguns o petisco continuou ainda no dia seguinte. Adivinhem lá:

Castanhas... 

Morcela... 


Pãozinho... 


Um assador de serviço, especializado em torrada no fogareiro... (deixem lá o masterchef ter conhecimento disto...)

 E, claro, jeropiga...


Resumindo, isto de petiscar na Roda Fundeira dá uma trabalheira - é que se nos entusiasmamos não conseguimos acabar com o comer e o São Martinho acaba por durar três dias!!!

Até breve com mais novidades... 

Sem comentários: