quarta-feira, 24 de junho de 2009

Acta nº3 - 23/dez/1934

Voltando ao passado, e ao motivo que originou a Comissão de melhoramentos da RF, praticamente um ano após a 1ª assembleia, e na eleição dos corpos gerentes para o ano de 1935, o sócio Manuel Henriques Estevam usou da palavra para falar acerca do assunto água para aldeia. Resumindo em poucas palavras aquilo que podem ler abaixo, ou temos água a bem ou temos água a mal (expropriação)! Assunto aprovado por unanimidade! Raça!
Destaque também para a votação, apresentando principalmente para os cargos de Presidente e vice-presidente, algum equilibrio. Bons velhos tempos, hoje é bem mais difícil haver quem vote contra... eu diria mais, é bem mais difícil aparecer quem queira ser votado... mas em Janeiro à eleições, os candidatos devem prefilar-se!

Aqui fica a transcrição,

"Aos vinte e três dias do mês de Dezembro de mil novecentos trinta e quatro, pelas vinte e uma horas, reuniu a Comissão de Melhoramentos de Roda Fundeira, com a assistencia de vinte e dois socios, no Beco de Chanceler numero um, loja, presidida por Jose Joaquim Coelho, e secretariada por Herculano Henriques. O presidente, declarou aberta a sessão, comessando-se por se proceder à abertura das listas para a eleição dos corpos gerentes para o ano de mil novecentos trinta e cinco, fazendo-se o apuramentos, deu o seguinte resultado: presidente, Jose Joaquim Coelho, por dezasseis (16) contra dez (10); secretario, Herculano Henriques, por dezasseis (16) contra dez (10); tesoureiro, josé Maria Lopes, por vinte e dois (22) contra dois (2); primeiro vogal, Antonio Maria Pedro, por onze (11) contra seis (6); segundo vogal, Manuel Henriques Estevam, por treze (13) contra quatro (4); representante da Comissão em Roda Fundeira, Jose Maria Barata por vinte e quatro (24) contra zero(0); para cobrador em Roda Fundeira, Manuel lopes Bernardo, por vinte e dois (22) contra um (1). A seguir o senhor presidente, preguntou aos assistentes da assembleia, se havia algum socio que quizesse fazer uso da palavra para por em apreciação da assembleia, tendo sido pedida a palavra pelo socio Manuel Henriques Estevam, que apresentou o seguinte: que a direção eleita para mil novecentos trinta e cinco, se entenda com o proprietario do terreno onde se deve tirar a água para, no sitio do Vale das Colmeias, e resolver por qualquer dos meios seguintes: em primeiro saber se nos concede a água de gratis; no caso de recusa, ver se o harmonizam por meio de uma indiminização relativamente pequena, compativel com as possibilidades da Comissão e se ainda por este meio nada se conseguir, pedir a Camara Municipal de Gois, a expropriação da água, sendo este assunto aprovado por unanimidade. Usou ainda a palavra pela segunda vez, o mesmo socio Manuel Henriques Estevam que apresentou mais o seguinte: que os socios procurem satisfazer as suas importancias com que se inscreveram, cada socio pagar assim que o possa fazer, junto ou em prestações semanais ou mensais; tendo sido aprovado pelo maior numero dos assistentes na assembleia. O senhor presidente, propoz aos assistentes, que quando a receita da Comissão, atinja uma importancia superior a quinhentos escudos (500$00), seja a mesma importancia depositada na Caixa geral de Depositos ou no Montepio Geral, à ordem da Comissão de Melhoramentos de Roda Fundeira, o deposito ser feito com duas ou mais assinaturas de entre os socios. Não havendo mais nada a resolver, encerrou a sessão pelas vinte e quatro horas.

Jose Joaquim Coelho
Herculano Henriques
Manuel Henriques Estevam
António Maria Pedro
José Maria Lopes"


Até breve.

Sem comentários: