sexta-feira, 29 de maio de 2009

Notícias da Capela - Nomeação da Comissão

Estamos no bom caminho!

Sempre defendi que o blog da RF deve ser um espaço onde a participação de todos os amigos da RF seja uma constante. Essa participação plural permite um maior dinamismo do blog, postagens mais frequentes, maior partilha sobre a RF e permite acima de tudo que esta seja uma das principais ferramentas de contacto com a aldeia durante todo o ano. Com este discurso já pareço o PR a apelar aos cidadãos que vão votar no dia 7... mas em frente.

O título deste post "Notícias da Capela", a partir de hoje será repetido por aqui com a regularidade que a Comissão da Capela entender. A referida Comissão reunida no Restaurante do Antero propôs (e bem!) a utilização do Blog como meio para transmitir as sua notícias. O redactor das notícias será o Zé Pedro Fonseca e eu farei a transcrição para os post´s.

Em jeito de boas vindas, deixo aqui uma foto que penso seja do ano da inauguração (1976). Eu não consigo identificar as pessoas que ali passam, mas esse será um bom exercício para alguns de vós, quem está na foto?


Ainda antes da notícia da Comissão da Capela, e sem lhe querer tirar o destaque merecido, fui procurar no livro de actas o que haveria sobre a capela por altura da inauguração, e encontrei numa acta de 03 de Julho de 1976 o seguinte,


que passo a transcrever:

"Reuniu no dia três de Julho a direcção da comissão de melhoramentos de Roda-Fundeira na Rua de santa Marta quarenta e sete, rés do chão direito em Lisboa.
Ponto fulcral desta reunião foi a discussão sobre a organização de uma excursão a Roda-Fundeira, pela inauguração da capela. Todos os presentes lamentaram que as pessoas que organizam os festejos não organizem a excursão apesar do apoio que a comissão lhes daria. Depois de discutido o assunto resolveu-se por unanimidade organizar a excursão e marcou-se para o dia trinta e um de Julho, nova reunião para se ver o andamento da organização.

O Presidente da direcção

Carlos das Neves Pedro"

Com esta acta, penso que não restam dúvidas acerca da determinação dos Roda Fundeirenses!
Na acta de 31 de Julho verificou-se que a excursão marcada para o dia 07 de Agosto estava completa, e na acta de 02 de Outubro fizeram-se as contas e foi apurado um saldo positivo de 7336$00! Fantástico!

As desculpas à Comissão da capela pelo alongar da introdução. Aqui fica então a 1ª notícia enviado pelo Zé Pedro,

"Na sequência de proposta do pároco da freguesia de Alvares, Sr. Ramiro Moreira, e de acordo com o Direito Canónico e do Ordinário Diocesano, em 4 de Dezembro do ano passado, por Decreto da Casa Episcopal da Diocese de Coimbra, o Sr. Bispo D. Albino Mamede Cleto nomeou a comissão encarregue da gestão da Capela das povoações da Roda Fundeira e Relva da Mó, para o período dos próximos três anos.

Esta Comissão é constituída pelos seguintes membros: Padre Ramiro Moreira; José Pedro Coelho Fonseca; António Manuel Alves Lomba; José Carlos Lopes Coelho e Antero Lopes da Fonseca. Acresce lembrar que, basicamente, a nova comissão é constituída pelos membros da comissão anterior, aos quais por inerência e para existir expressão legal se juntou o Sr. Padre, legítimo Pároco da freguesia, assumindo então as funções de Presidente da mesma.

Os objecticos específicos desta comissão continuam a ser os de cuidar da promoção do culto religioso, e da conservação e administração dos bens da capela, os quais integram, no seu conjunto, o património Paroquial.

A Comissão da Capela, sendo genuína representante dos povos locais, fica dependente das orientações específicas da administração paroquial, que é assegurada pelo Conselho Económico Paroquial, a quem terá de apresentar contas com regularidade. Todavia, esta Comissão, que reunirá com a frequência justificável, terá também de anualmente prestar contas devidamente documentadas e organizadas à comunidade local e, obviamente, ao Conselho Económico.


Fraternas saudações,

A Comissão da Capela "

Sem comentários: