
"Aos cinco dias do mez de Julho de mil e novecentos e trinta e quatro, pelas vinte e uma horas, reuniu no Bêco de Chanceler numero um, a direção da Comissão de Melhoramentos de Roda Fundeira, que rezolveu e aprovou o seguinte: tomou conhecimento de uma carta do sócio José Joaquim Coelho, resolveu que se verifique definitivamente onde se déve explorar a água para abastecer a povoação e bem assim se a água é própria para consumo, no caso que a água satisfaça estas condições, dever-se-ha mandar fazer a planta e dirigila junta com o respectivo requerimento a Camara, para que esta lhe dei o destino devido. Tambem se resolveu que se mande a água á nálise para que se possa verificar se a mesma é propria.
Lisboa 5/7/934
Verificáda e asináda pela direção
Herculano Henriques
José Maria Lopes
António Maria Pedro
Manuel Henriques Estevam"
O motivo maior para a constituição da comissão,ainda estaria para dar que falar, passados cinco meses ainda não havia consenso em relação ao local onde se iria buscar a água, o sócio José Joaquim Coelho "resolveu que se verifique definitivamente onde se déve explorar a água", esse consenso, como veremos por outras actas, demoraria alguns anos a aparecer.
É de salientar também a preocupação com a potabilidade da água, esta preocupação penso que pode ser justificada pela presença das minas ali bem próximo, pelo que contam a cor da água que corria na ribeira do Sinhel enquanto as minas estiveram activas, era bem diferente da que é agora.
Até breve.
3 comentários:
Fico à espera do resto da saga...tão portuguesa:-)...
CNeves
Sei que este comentário nada tem haver com o post colocado, mas fiquei curioso quando o meu pai me disse que no fds de 1 de Maio havia turistas na RF que tinham alugado aì uma casa que tinham visto na net.
Após alguma pesquisa encontrei e fiquei deveras maravilhado com o que vi. Isto também é desenvolvimento, e este parece-me ser do bem vindo.
Espreitem...
www.casadamunha.com
Rui Lopes
Da Munha.
Comentário enviado,pelo Sr. Carlos, visitante da munha.
"Parabens pela sua casinha de bonecas".Conhecemos o Sr. Paulo Maio, que nos mostrou a sua casa, e o Sr. Adelino que nos propocionou uma tarde agradavel, conversa e um queijinho saboroso regado c/ uma cerveja mesmo a calhar. Adoramos.
Enviar um comentário