terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Torneios 2013

Fazem parte da tradição, os nossos torneios. Chinquilho, que é como quem diz "a malha", sueca, ping-pong ou ténis de mesa, matraquilhos e snooker. O habitual. 

Com tanta coisa a acontecer ao mesmo tempo - planear almoço, carregar mesas e bancos, loiças, comidas, acolher artistas, montar aparelhagem, manter os serviços habituais - às vezes tenho dúvidas que consigamos acabar os torneios a tempo. Mas também.... já vai sendo hábito disputar a final do chinquilho à 01h00 da manhã... ou adiar a final da sueca por já não haver luz suficiente no Complexo de Lazer da Foz Palheiros para a terminar... tudo temperos para boas histórias.



A entrega dos troféus foi feita, para variarmos um pouco, numa tarde ensolarada, no último dia do programa de festas. Juntámo-nos na Eira Nova para o café após o almoço, e distribuíram-se os troféus que, como se pode ver, continuam originais e bem evocativos da Roda Fundeira. E, claro, praxámos os "estrangeiros" presentes, caloiros nestas andanças, chamados ao serviço e que se destacaram no cumprimento do dever. Se há fotografias a tirar...onde está o fotógrafo? Quase que se pode ouvir: Óh Maariiiiiiiiiiaaaaaaaaaaaaaa!!!!


Os prémios deste ano...  entregues pelo Presidente e Vice-presidente da Direcção, Rui Neves e João Silva, e pela Secretária da Assembleia geral, Cristina Coelho.


Sueca: 1ºs classificados: António Neves e Carlos Simões.
Carlos, entregou a telha ao Pisco?


Sueca: 2ºs classificados: Ataíde António e Jaime Claro



Chinquilho: 1ºs classificados: António Amaral e David Amaral
Quem??? Não pode ser... temos várias equipas campeãs cá na terra... foram mesmo eles? Pronto, então que venha a esposa/nora para alegrar mais a foto....




Chinquilho: 2ºs classificados: Jaime Claro e Rui Farlens
Jaime...nós sabemos... o Miguel não quis ficar na rua, não foi?...


Matraquilhos: 1ºs classificados: Rui Farlens e Tiago Farlens (um regresso ao fim de 6 anos!!!!)

Matraquilhos: 2ºs classificados: Paulo Maio e Hugo Lima
Esta equipa dá luta! O prémio chegou-lhes posteriormente...


Snooker: 1º classificado: David Amaral


Snooker: 2º classificado: Paulo Maio
O Paulo não estava, mas o prémio foi entregue!Como, aliás, também já vem sendo habitual...


Ping-Pong: 1º classificado: Hélio Cleto
Ó David.... até aqui??? O que fizeste ao Hélio?... Gostaste mesmo de tirar a foto...


Ping-Pong: 2º classificado: Pedro Coelho


 Já lá vai tempo em que tínhamos algo de que eu particularmente gostava, os torneios intercomissões. Fazíamos campeonatos quase a duplicar pois, ao torneio dito "normal", acrescentava-se a disputa entre equipas representantes das colectividades das aldeias vizinhas. Apimentado pelas respectivas rivalidades, estes costumavam ser renhidos e dar origem a desforras, com risos e troças, com despiques e abraços de bom desportivismo. 

Mas o que verdadeiramente conseguíamos com estes torneios era a troca de visitas entre aldeias, era criar a facilidade de voltarmos àquela terra em que já estivemos, onde já sabemos onde é o bar, ou o rio, ou onde já conhecemos 2 ou 3 caras que nos receberam bem. O que verdadeiramente conseguíamos era promover conversas entre os dirigentes associativos, trocando experiências de trabalho, planos ou sonhos, construindo valor para a região ao se planearem projectos comuns. O que verdadeiramente se conseguia, nunca perdendo a identidade da nossa aldeia, da camisola que temos de bem defender, era manter uma identidade da região, mais alargada, com maior conhecimento das terras, das gentes, dos viveres e potencialidades, que permitisse pensar de forma mais ampla em desenvolvimento necessário àquela zona. E isso... faz falta.

Até breve.

PS- Obrigada Maria Oliveira, pelas fotos que nos faltavam senão fosses tu!

Sem comentários: