Fazem parte da tradição, os nossos torneios. Chinquilho, que é como quem diz "a malha", sueca, ping-pong ou ténis de mesa, matraquilhos e snooker. O habitual.
Com tanta coisa a acontecer ao mesmo tempo - planear almoço, carregar mesas e bancos, loiças, comidas, acolher artistas, montar aparelhagem, manter os serviços habituais - às vezes tenho dúvidas que consigamos acabar os torneios a tempo. Mas também.... já vai sendo hábito disputar a final do chinquilho à 01h00 da manhã... ou adiar a final da sueca por já não haver luz suficiente no Complexo de Lazer da Foz Palheiros para a terminar... tudo temperos para boas histórias.
A entrega dos troféus foi feita, para variarmos um pouco, numa tarde ensolarada, no último dia do programa de festas. Juntámo-nos na Eira Nova para o café após o almoço, e distribuíram-se os troféus que, como se pode ver, continuam originais e bem evocativos da Roda Fundeira. E, claro, praxámos os "estrangeiros" presentes, caloiros nestas andanças, chamados ao serviço e que se destacaram no cumprimento do dever. Se há fotografias a tirar...onde está o fotógrafo? Quase que se pode ouvir: Óh Maariiiiiiiiiiaaaaaaaaaaaaaa!!!!
Os prémios deste ano... entregues pelo Presidente e Vice-presidente da Direcção, Rui Neves e João Silva, e pela Secretária da Assembleia geral, Cristina Coelho.
Sueca: 1ºs classificados: António Neves e Carlos Simões.
Carlos, entregou a telha ao Pisco?
Sueca: 2ºs classificados: Ataíde António e Jaime Claro
Chinquilho: 1ºs classificados: António Amaral e David Amaral
Quem??? Não pode ser... temos várias equipas campeãs cá na terra... foram mesmo eles? Pronto, então que venha a esposa/nora para alegrar mais a foto....
Chinquilho: 2ºs classificados: Jaime Claro e Rui Farlens
Jaime...nós sabemos... o Miguel não quis ficar na rua, não foi?...
Matraquilhos: 1ºs classificados: Rui Farlens e Tiago Farlens (um regresso ao fim de 6 anos!!!!)
Matraquilhos: 2ºs classificados: Paulo Maio e Hugo Lima
Esta equipa dá luta! O prémio chegou-lhes posteriormente...
Snooker: 1º classificado: David Amaral
O Paulo não estava, mas o prémio foi entregue!Como, aliás, também já vem sendo habitual...
Ó David.... até aqui??? O que fizeste ao Hélio?... Gostaste mesmo de tirar a foto...
Ping-Pong: 2º classificado: Pedro Coelho
Já lá vai tempo em que tínhamos algo de que eu particularmente gostava, os torneios intercomissões. Fazíamos campeonatos quase a duplicar pois, ao torneio dito "normal", acrescentava-se a disputa entre equipas representantes das colectividades das aldeias vizinhas. Apimentado pelas respectivas rivalidades, estes costumavam ser renhidos e dar origem a desforras, com risos e troças, com despiques e abraços de bom desportivismo.
Mas o que verdadeiramente conseguíamos com estes torneios era a troca de visitas entre aldeias, era criar a facilidade de voltarmos àquela terra em que já estivemos, onde já sabemos onde é o bar, ou o rio, ou onde já conhecemos 2 ou 3 caras que nos receberam bem. O que verdadeiramente conseguíamos era promover conversas entre os dirigentes associativos, trocando experiências de trabalho, planos ou sonhos, construindo valor para a região ao se planearem projectos comuns. O que verdadeiramente se conseguia, nunca perdendo a identidade da nossa aldeia, da camisola que temos de bem defender, era manter uma identidade da região, mais alargada, com maior conhecimento das terras, das gentes, dos viveres e potencialidades, que permitisse pensar de forma mais ampla em desenvolvimento necessário àquela zona. E isso... faz falta.Até breve.
PS- Obrigada Maria Oliveira, pelas fotos que nos faltavam senão fosses tu!
.jpg)
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário