sábado, 24 de março de 2012

Fado 2012 - Reportagem

Foi no sábado 10 de Março que passei
à Casa do Concelho de Góis...
estava tudo tão mudado 
que vi por todo o lado
o que ali nos juntou para depois...
E quem ficou pela tardinha 
ouviu fado bem cantado,
petiscou e ainda riu, porque,à sua maneira,
recebe bem os seus amigos e convidados,
a gente da Roda Fundeira!!!!



E agora chega de versos, porque a senhora Dona Amália ainda pode zangar-se da minha apropriação da "Casa da Mariquinhas" (Vou dar de beber à dor). E avisa-se desde já quem tente cantá-lo que a métrica precisa de ser melhorada....

Mas o que interessa mesmo é que o nosso evento Fado 2012 foi um sucesso. Tivemos connosco 108 pessoas, dez das quais os artistas que nos embalaram e animaram com a sua voz, trazendo sentimentos ou emoções nas palavras, reflexões em verso acompanhadas à guitarra portuguesa e à viola.... sofridas ou bem-humoradas, mas sempre, sempre sentidas.


Decorámos a sala da Casa do Concelho de Góis, habituada a acolher os mais diversos desafios, para recriar (de um modo muito simples) o tema do fado, com guitarras e até xailes, gentilmente cedidos por Marília Rodrigues, que os manufactura com a garantia de serem peças únicas (mais informação em mr-xailes.blogspot.pt/)


Dos mais experientes, a quem a voz já prega partidas mas a alma se mostra nos olhos, aos estreantes, a quem o gosto por cantar venceu o receio e o nervoso miudinho da primeira vez, sem esquecer a "prata da casa", foi "ouvi-los" desfilar e encantar. À última hora pudemos ainda contar com a presença de Jaqueline Carvalho, que simpaticamente acedeu a um convite amigo de véspera, e nos cativou com a voz e a arte que vencem a Grande Noite do Fado...


E, nos intervalos, foram servidos os anunciados petiscos: salada fria de bacalhau (é um blog familiar, não posso escrever o nome porque é conhecido este petisco) enchidos variados, moelas, bifanas, caldo verde, pão, broa, queijo, vinho e sumos... tudo preparado pela dupla Antero Fonseca e João Henriques, e servido por uma vasta equipa empenhada em agradar. Estavam mesmo uma delícia! E para a despedida, adoçámos a boca com bolos variados, oferecidos pelas senhoras, que a tal nos vão já habituando.

Aqui ao lado está registado um dos poucos momentos em que a dupla de cozinheiros pode espreitar o espectáculo, tendo sido imediatamente "apanhados" pelo nossofotógrafo de serviço, o Paulo Coelho. Sim, meus amigos, quem esteve presente pode levar mais uma recordação para casa... Quero também agradecer ao Humberto pelas suas (belas) fotografias que me deixou incluir neste post.

E porque estes eventos só fazem sentido quando trazemos os nossos amigos, por vezes também eles nos preparam surpresas... e assim fomos presenteados com o Brasão de Odivelas, gentilmente oferecido pelo Sr. Victor Machado, Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas e amigo de infância do nosso Rui Farlens. (49 anos.... Rui, 'tás crescido! heheheh!) Vejam o vídeo que logo me percebem..




Resta-me agradecer a todos os que ajudaram a tornar possível este evento, importante contributo para a angariação de fundos para a construção do Complexo de Lazer da Foz Palheiros. E muito obrigada a todos os que estiveram presentes, participaram, contribuiram e animaram esta festa.

Até à próxima!

2 comentários:

Anónimo disse...

andamos no infantário juntos mas ele é que é o presidente da junta

Cristina Coelho disse...

heheheehe!!!! Deixa, Rui, que tu é que ficaste como Director Artístico...