quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

De um a 12 é a arremedar...

Há dias lembrei-me deeste dito espectacular: "De um a 12 é a arremedar, de 12 a 24 é a desarremedar".

Alguém se lembra disto? Este era um daqueles que a minha avó dizia muito. E todos os anos eu achava que me ia lembrar de apontar e, claro, todos os anos me esquecia de o fazer... Primeiro o princípio: O que é arremedar? Pois que não sei exactamente uma definição para esta palavra. O significado implícito era "contar para a frente", ou qualquer coisa do género, dando-se a entender que de dia um a dia doze de janeiro se contavam os meses do ano. Ou melhor, o tempo dos meses daquele ano seria ditado pela amostra de cada dia de Janeiro.
Pronto, temos a primeira parte resolvida. Isto se não pensarmos naquele provérbio que diz "o mês de Agosto será gaiteiro se for bonito o primeiro de Janeiro", porque aí baralha a ordem lógica. Talvez seja uma espécie de bónus, não sei...

Bom, e passamos à segunda metade, de 12 a 24 é a desarremedar. Então, mais uma vez pela lógica, será a contar ao contrário. Mas e o 12... dá para os dois lados? Pelo sim pelo não...a matemática não deixa.

Ora então temos o esquema, só falta por o tempo que fez em cada dia. Os mais avançados nesta ciência ancestral, conseguiam calcular o tempo ao longo do mês pela observação distinta de manhã tarde e noite correspondendo a princípio, meio e fim do mês. Eu, para variar, esqueci-me de apontar, mas, se não me falha a memória...

Dia 1 e 24 - Janeiro: sol e frio
Dia 2 e 23 - Fevereiro: quente e enevoado
Dia 3 e 22 - Março:
Dia 4 e 21 - Abril
Dia 5 e 20 - Maio
Dia 6 e 19 - Junho:
Dia 7 e 18 - Julho: sol e calor
Dia 8 e 17 - Agosto: Sol e calor
Dia 9 e 16 - Setembro: sol e frio
Dia 10 e 15 - Outubro: sol e frio
Dia 11 e 14 - Novembro: Sol e frio
Dia 12 e 13 - Dezembro: vai ser farrusco, como se pode ver pela amostra do lado de fora da janela.

Agradeço a ajuda a completar o mapa... E depois de termos o nosso ano metereologicamente planeado, estamos cá para testar o tal dito!

Um abraço.

2 comentários:

aluap disse...

Gostava de ajudar a completar esse mapa, mas nada sei sobre…sei é que os antigos se regulavam pelo saber de experiências feito e não ligavam aos metereologistas (acho que nem os havia).
Continue a divulgar este tipo de literatura pertencente à tradição oral.

Cpts,
Paula (O NOVO BLOG DOS FORNINHENSES)

Cristina Coelho disse...

Olá, Paula! E obrigada pela ajuda... a ideia é mesmo tentar preservar algumas das muitas coisas que se vão perdendo ao longo dos anos. Contamos para isso com a ajuda de todos os que se disponibilizam a partilhar conosco as lembranças que também já perdemos.

Um abraço,
Cristina