quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Bom São Martinho!


Gosto particularmente de celebrar o São Martinho. Não por especial adoração pelo Santo, de quem honestamente só me recordo que rasgou a sua capa vermelha com a espada de soldado romano para dar a um pobre que tiritava de frio à beira do caminho por onde passava. Um dia talvez me dedique a ir à procura da lenda completa.

Mas gosto deste não-feriado pelo cheiro com que as nossas ruas ficam perfumadas... Acho que é dos poucos fumos que não me importo de apanhar na rua (saídas de metro, filas de trânsito) e parece que a cidade é mais bonita. Claro, quando o chão não fica cheio de cartuchos e cascas de castanhas...

Há dias procurava algo na net e encontrei um próvérbio engraçado que não conhecia e é esse pedaço de sabedoria popular que partilho convosco hoje:

"Se o Inverno não erra caminho, tê-lo-ei pelo São Martinho"

E fiquei a pensar... a Roda Fundeira funciona tão bem, que o inverno até se antecipou só para fazer o magusto connosco!

Hoje só vos quero desejar um excelente São Martinho. Com muitas castanhas. Assadas, claro!
Um abraço.

Sem comentários: