domingo, 4 de janeiro de 2009

Balanço 2008

Com o novo ano já a rolar, é tempo de fazer um balanço daquilo que foi 2008 para a RF. Apesar de ser uma aldeia pequena, ainda foram alguns os factos que marcaram este ano, vou tentar descrever os principais.

O arranque do ano ficou assinalado pelo arranque do blog, ferramenta que simplesmente permitiu e permite estarmos "online" com a RF e partilhar a RF.

Ficámos a saber que a aldeia ia ser atravessada pela linha de muito alta tensão Tábua-Penela, tendo sido depois alterado o trajecto, passando agora a alguns metros das casas a nascente, mas que de qualquer forma vai marcar pela negativa a paisagem.

A remodelação da Casa do Centro e a construção da churrasqueira culminaram num convívio que assinalou a inauguração do novo espaço e que juntou na RF em Fevereiro cerca de 100 pessoas.

As Festas de Verão já se sabe, sempre um êxito, grandes banhos, grandes noitadas, grandes conversas, grandes bolas de berlim, etc, etc...

Já em Novembro e para comemorar o S. Martinho a Comissão organizou mais um convívio desta vez na Casa do Concelho de Góis em Lisboa. Para além do almoço, uma estreia, uma tarde de fados, vários fadistas convidados animaram uma bela tarde de convívio.

É também de salientar a recuperação de algumas casas na aldeia bem como as intenções em recuperar outras. Há esperança no futuro!

Mas o ano de 2008 não foi de todo um bom ano para a RF, no final do ano a aldeia ficou de luto, em poucos dias vimos partir o Jorge o Zé carlos e o Manuel Tomás, pessoas com raizes bem fundas na Roda Fundeira e queridas por todos, muito teriam a dar às suas familias e à aldeia, mas são estes episódios que nos fazem pensar muito sobre a vida e a forma como encaramos esta curta passagem. Não os esqueceremos!

O destaque para 2009 vai sem dúvida para a celebração do 75º Aniversário da Comissão de melhoramentos da Roda Fundeira e Relva da Mó, foi no dia 11 de Fevereiro de 1934 que com a intenção de trazer água potável para a RF foi criada a Comissão de Melhoramentos. Também em Fevereiro a Comissão irá comemorar esta data com o descerrar de uma lápide em homenagem aos sócios fundadores e será celebrada uma missa em memória de todos os sócios falecidos. Também aqui (blog) reservaremos um espaço para recordar algumas curiosidades destes 75 anos de actividade.

Resta-me em meu nome e em nome da comissão agradecer a todos os sócios e amigos pelo apoio dado em 2008 e desejar a todos um bom ano novo!



Até breve.

2 comentários:

Sandra Coelho disse...

Olá David! Está excelente o teu resumo de 2008, estás mesmo talhado para isto.
Um excelente ano de 2009 para todos os Fundeirenses e amigos da Roda.
Sandra Coelho

David Amaral disse...

Obrigado pelo elogio, prometo que te continuo a pagar 5€ por cada elogio:) Excelente mesmo é a minha transformação em Magic!

Sei que estiveram na RF no fim de semana que passou, pena não nos termos encontrado lá. Combinaremos outro.
Um bom ano para voçês.