segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Humanidade

Que as gentes da Roda Fundeira são dadas ao convívio, e de empatia fácil, ninguém duvida, que a região começa a ser visitada por turistas à procura do Portugal genuíno, também  não é novidade! O que se destaca é quando a interação dessas pessoas, línguas e culturas, muito diferentes, se fundem num palavra...humanidade!  

Por estes dias passou pela Roda Fundeira uma família francesa, que quem com eles conviveu não vai esquecer! As tardes no café, o "curso" de sueca que os pequenos levaram para terras francesas, dado pelos mestres da aldeia, não vão sair da cabeça dos pequenos e dos mestres! Os nomes, Esmeralda, Maria, Lomba, Ataíde, Manuel, José, embora com uma pronúncia invulgar, foram muitas vezes pronunciados, e serão além fronteiras! Note-se que uns não falavam Francês, outros não falavam Português, mas interagiu-se, socializou-se, houve partilha!

Na hora da despedida, depois de cantarmos os parabéns à Nanou em dia de aniversário, a aldeia recebeu um presente desta simpática família, uma canção escrita em Português e cantada em Português com sotaque Francês...o resultado podem vê-lo no link abaixo,

https://drive.google.com/file/


Conforme pedido, fiz chegar ao café a mensagem que tinham chegado, e a viagem tinha corrido bem..., afinal tinha sido esse o pedido do lado de cá!

Até breve ou se preferirem "Tchauzinho"!

2 comentários:

Cristina Coelho disse...

Sinto um misto de vaidade, orgulho, humildade e coração cheio ao ler este post... sente-se o carinho de que recebeu e de quem foi recebido! Que bom!!!
Aquela família vai guardar a Roda Fundeira como uma boa memória, um lugar onde foram felizes. E, estranhamente, apesar de não ter estado lá, isso também me deixa feliz!
Só precisamos de acrescentar a letra de canção: eu não entendi grande parte...posivelmente é fácil, mas não consegui.
Obrigada por teres partilhado, David!

David disse...

A letra está afixada na Eira Nova, podemos partilhá-la sim.