domingo, 8 de novembro de 2015

São Martinho 2015 - Éramos taaaaaantos!

120!!!

O dia nasceu indeciso mas resolveu-se a não chover. Juntámo-nos 120 na Eira Nova, com ideias de dar conta da feijoada e do que mais houvesse. Os salgados espreitaram a sala vazia durante a manhã, e começaram a desaparecer por volta das 13h30 juntamente com os enchidos, primeiras vítimas de um dia em pleno. Seguiu-se a ansiada feijoada, rica em carnes e hortaliças, com um picante suave mas persistente a pedir o vinho que correu de feição e bom gosto. Salada de fruta ou tigelada para fechar e estava concluída a primeira etapa destes encontros que se querem bem saboreados.








A paparoca foi feita na aldeia, mas por uma equipa "estrangeira", sempre bem-disposta, que resistiu estoicamente às sucessivas investidas do departamento de controlo de qualidade da casa. Partilharam este espírito de, mais do que servir um almoço (e caldo verde), querer servir uma lembrança de um belo dia. Estiveram bem d"A Sabrosa", obrigada!





Contámos com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Góis, Mário Garcia e com o Nuno Lopes, Encarreguado da obra de substituição da rede de abastecomento público da água na nossa aldeia. Os discursos incidiram sobre a satisfação de ver a casa cheia, de constatar a ligação viva entre os convivas e de se salientarem caras que entretanto vamos adoptando como nossas...porque amigo do nosso amigo, nosso amigo é! Do município, recebemos o reconhecimento pelo trabalho que sustenta esta relação com a aldeia, a promoção destes encontros ou o acompanhamento das intervenções estruturais necessárias. As relações à distância têm os seus momentos difíceis e esta não é excepção, mas compensa no gosto que já cresce nos mais novos em estarem uns com os outros ou em se reencontrarem. Nem que seja pelas redes sociais, nos períodos mais citadinos. Os copos ergueram-se às nossas aldeias, Roda Fundeira e Relva da Mó, aos descendentes e amigos, aos que se unem nos momentos em que as aldeias precisam do nosso esforço para crescer em estruturas e qualidade, aos que estão lá para viverem a nossa terra. A nós!!!! Também aos que ficaram roidinhos por não poderem ir desta vez...









A tarde de conversa matou saudades e actualizou histórias ao sabor do Beirão e, mais tarde, da jeropiga e do vinho branco Amaral, reconhecido produtor já da aldeia. Os brindes sucederam-se e as fotos também, apanhando momentos inesperados como o brinde com o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Alvares, Victor Duarte, que fez questão de nos visitar pela tarde. As castanhas assadas, a bifana, o belo caldo verde com chouriço (tinham de ir com a concha ao fundo, senhores, o que não era fácil naquele panelão!!) e os bolos que as senhoras sempre trazem para partilhar animaram a noite escura que nos acompanhou desde as 17h30. Já é tempo de Inverno, confirma-se. Só o frio em demasia nos poupou. E a chuva!, obrigada chuva que não nos visitaste! 









  



Os grupos dispersaram-se já era amanhã. As noites são muito compridas nesta metade do ano e as férias curtas demais para nos esticarmos. Mas o gosto bom de nos revermos, de nos rirmos juntos, de comermos e bebermos juntos (porque será tão bom partilharmos uma mesa?!?!?), de recordarmos juntos... esse gosto bom que nos fica na alma veio connosco. Porque éramos 120, com muito gosto em estar lá!

Um abraço!

PS - Apetecia mesmo um agora, não era? 

Sem comentários: