quinta-feira, 26 de novembro de 2009

S. Martinho 2009

O tempo ou a falta dele, não permite que as notícias cheguem a este espaço ao ritmo que vão acontecendo, a todos os que já adicionaram este sítio na lista de favoritos, não desistam de por cá passar todos os dias porque (felizmente) temos muito para postar, tentaremos ser mais assíduos!



Vamos ao assunto do post, a festa de S. Martinho 2009 na RF.

Como demontração de aliado, e ao contrário do que as previsões meteorológicas anunciavam, o S. Pedro esteve bem, brindando-nos com  um dia ameno e sem chuva. Não divergindo dos números de convívios anteriores, estiveram presentes neste almoço cerca de 90 pessoas, entre sócios amigos e convidados.

Para além das comemorações do S. Martinho, neste convívio marcava-se também o encerramento das comemorações do 75 anos da Comissão de Melhoramentos da RF. A missa foi o primeiro momento deste dia, no fim as conversas punham-se em dia afinal o mês de Agosto já vai longe...



Ainda antes do almoço houve uma sessão de esclarecimento sobre as ZIF- zonas de intervenção florestal, os oradores foram a Engª Carla Duarte da Associação florestal do concelho  de Góis, o Engº João Barata Henriques e o Prof. Manuel Barata do Núcleo fundador da ZIF. Para os que não estiveram presentes o que são as ZIF? São zonas de intervenção florestal, que consistem no agrupamento de propriedades maioritariamente florestais, às quais é aplicado um Plano de Gestão florestal e um Plano Específico de Intervenção Florestal, com vista à defesa e promoção dos seus valores, para quem não esteve presente, voltarei a este assunto nos próximos  posts, para vos dar mais informação e deixarei aqui a folha de adesão. Posso dizer-vos que foram várias  as pessoas que aderiram nesta sessão. Achei este assunto bastante interessante, as vantagens para os propietários parecem-me evidentes.





 A hora do almoço aproximava-se, por causa da sessão de esclarecimento, não tinha sido possível colocar as mesas na véspera com é habitual, mas também sabemos com são as gentes da RF, em menos de nada as mesas estavão compostas, o pão,

 

O vinho,



Umas rifas pelo meio,

 

dois dedos de conversa,



E já está!



O almoço estava óptimo e como podem ver ainda sobrou,



Parte da equipa trabalhadora, mais o Zé carlos (dando provas das suas capacidades para o malabarismo),



Como já vem sendo hábito o Grande Ernesto não quis faltar a mais este convívio, não faltou e ainda se fez acompanhar pelo seu primo o Grande Hugo. Com o  Ernesto por perto a boa disposição está garantida!



Também na hora de cortar as castanhas, a boa disposição  esteve garantida,



Nos habituais discursos, usaram da palavra o nosso presidente Sr. António Lomba, o vice-presidente da Câmara Municipal de Góis  Sr. José Rodrigues e o presidente da Junta de Freguesia de Alvares, Sr. Vitor Duarte. No seu discurso o nosso presidente fez um balanço dos anos em que esteve presente na comisão e multíplos agradecimentos.




Uma plateia atenta,



Findos os discursos toca de assar as castanhas afinal havia muitas e outros tantos 10 litros de jeropiga para beber! O assador improvisado para o efeito, cumpriu a função.



Mais dois dedos de concertina,



enquanto se comiam as castanhas,



Após as castanhas uma sopinha bem entulhada para aconchegar,



eu com o Grande Ernesto,




o dia estava a chegar ao fim mas ainda tinhamos a fantástica arca vertical para sortear, o Rui já estava com a pulga atrás da orelha!



e tinha razões para isso, porque a rifa sorteada com o número 789, tinha o nome de: Rui farlens.



Com um balanço claramente positivo, terminou mais um convívio na RF.

Venha o próximo!

Até breve.

Sem comentários: