terça-feira, 29 de novembro de 2011

Roda Fundeira e os seus sonhos

E eis que no meio da festa deparamos com o que parecem ser reflexões mais sérias e conversas sobre o futuro. Não, não sobre a crise, impostos e outros que tais, que esses também foram falados, mas não motivaram a nossa reunião de aldeia.

Falava-se, sim, sobre o projecto em curso...

É mesmo verdade, a construção do Complexo de Lazer da Foz Palheiros arrancou no passado dia 10 de Outubro de 2011. A Foz Palheiros não voltará a ser a mesma como a conhecemos e a transformação é grande, quer em projecto, quer em orçamento. Mas o povo da Roda Fundeira sempre foi ambicioso nos seus sonhos e, com trabalho de todos, tem chegado lá.

Está na hora de, mais uma vez, provarmos isso e trabalharmos para este sonho que é de todos!
Esteja atento, pois brevemente terá a sua oportunidade de contribuir para a construção deste sonho...
Até breve!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Feijoada Magusto em Roda Fundeira IV - Outubro 2011

Após o último post não resisti a deixar um vídeo... este pertence à categoria "E quem não tem cão caça com gato!" Espero que gostem.



E agora um momento mais sério. Porque quando se canta o fado as luzes descem, quase não conseguimos ver o artista, mas digo-vos que é o Orlando, num fado de sua autoria, dedicado à sua Isaura.


E por agora é tudo. Se não nos virmos entretanto, um bom fim-de-semana!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Feijoada Magusto em Roda Fundeira III - Outubro 2011

Agora que já sabemos que o Complexo de Lazer da Foz Palheiros está em progresso, vou finalizar a reportagem sobre a feijoada que marcou o nosso S. Martinho deste ano. É verdade, ainda há mais!!!

Então...tinhamos ficado no magusto propriamente dito, lembram-se? Mas alguém achou que era preciso animar mais a festa e foi à aldeia vizinha convidar o tocador (já que o "nosso" fez feriado) e o Jaime Matias aceitou o desafio. E, como estamos na Roda Fundeira, só faltava mesmo o caldo verde, a sopa da pedra, o pãozinho e a febra, bom e uma pequena mesa de doces, para dar continuidade às hostilidades...


Depois de jantar o baile ficou mais animado e ao tocador juntaram-se cantadores. Alguns já habituais...


Outros nem tanto - não me lembrava de ver o Primo Zé "Parola" a cantar... Mas as novas gerações parecem ficar inspiradas...


Ainda se arranjou um bailarico animado. Quando os vejo lembro-me das histórias que a minha mãe conta das salas em que se faziam grandes rodas com namoricos pelo meio... mas isso fica para outro post.


E, claro, cada um dança como quer...


Outra cantadeira que já não ouvia há algum tempo, a Ti Esmeralda, que mantém o seu tom muito próprio...


Quando o bailarico terminou (o Jaime teve de voltar à sua terra), houve lugar para outros cantorios. O Orlando presenteou-nos com uma série de fados - todos dedicados à sua Isaura - que cantou sempre como o verdadeiro artista que é.


E porque para um bom artista surge sempre uma guitarra, o Rui acompanhou o Orlando em mais dois ou três fadinhos...


Como a criatividade é uma constante no povo Rodafundeirense, cantaram-se fados não ao desafio, mas a meias, que é muito mais giro. Chegou até a acontecer o momento "quando o telefone toca" com o público a pedir directamente o artista e o fado desejado.

E o prémio revelação da noite foi para a Isaura Maria!!! Que tinha nome de fadista já nós sabíamos, mas que também afinava bem... foi uma agradável surpresa! Para quando agendamos novo espectáculo, pessoal?


E no dia seguinte o São Pedro continuou connosco. Dia bonito e acolhedor para a continuação da feijoada... e da sopa da pedra... Mas, como Rodafundeirense que se preze não vem à sua terra sem comer chanfana, também houve um "tachito" dela neste almoço. E mais bolo e até uma mousse de chocolate que estava pééééééssima!!!! Para as calorias, claro, que quem provou... repetiu.

Dá gosto ver a Eira Nova assim em Outubro...


Os cozinheiros de serviço neste dia...


Sobrou este bocadito da véspera... mas ainda se conseguiu almoçar qualquer coisita...


E fez-se um brinde à Roda Fundeira e seus eventos e projectos! Que continuemos a sonhar e avançar como até agora. Até porque temos em mãos algo grande para concretizar. Mesmo que o binde tenha de ser após uma garrafita de água com gás... 


E o dia foi de regresso à vida normal para a maior parte dos que participaram neste evento. Mas para alguns o petisco continuou ainda no dia seguinte. Adivinhem lá:

Castanhas... 

Morcela... 


Pãozinho... 


Um assador de serviço, especializado em torrada no fogareiro... (deixem lá o masterchef ter conhecimento disto...)

 E, claro, jeropiga...


Resumindo, isto de petiscar na Roda Fundeira dá uma trabalheira - é que se nos entusiasmamos não conseguimos acabar com o comer e o São Martinho acaba por durar três dias!!!

Até breve com mais novidades... 

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Complexo de Lazer da Foz Palheiros - sapata

Interrompemos a reportagem do magusto para mais um apontamento do nosso enviado especial Rui Neves:

Caras & Caros,
Apesar de todas as vicissitudes inerentes a uma obra desta dimensão - quer de apoios institucionais, quer de natureza logística, quer do ponto de vista climatérico - foi dado MAIS UM PASSO na construção do Complexo de Lazer da Foz Palheiros!!!
 
No passado Sábado - 12 Novembro 2011 - procedeu-se ao enchimento da cofragem referente à sapata / base do novo muro com betão ciclópico.
 
Esta intervenção, a que podemos chamar "Fase 3 - Parte 1", permitirá concluir o enchimento do novo muro sem estarmos condicionados ao nível do caudal da Ribeira do Sinhel (que já é considerável), o que é fundamental para se concluir esta fase o mais rapidamente possível, cumprindo-se assim o plano de trabalhos.
Esta 4ª feira comecará já a montagem da cofragem para finalizar a construção do novo muro.
PARABÉNS RODA FUNDEIRA !!!
Beijos & Abraços

 
 
Muito obrigada, Rui, retomamos a emissão daqui. Espero que o ciclope ajude então a segurar as águas que, se bem me lembro, devem estar bem fortes por esta altura do ano... Ele sabe nadar, certo?
Um abraço.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Feijoada Magusto em Roda Fundeira II - Outubro 2011

Se só agora chegou a este blog, não se assuste!!! hoje continuamos a fotoreportagem iniciada na semana passada sobre o Grande fim de semana de São Martinho antecipado, festejado com feijoada e Magusto na Roda Fundeira.

E começamos o post de hoje com uma imagem tipicamente rodafundeirense... ou talvez não! O chinquilhódromo acolheu as motas dos 13 representantes do 3º capítulo de Rotas com sabores.


Tal e qual como o vemos no verão, certo? hehe!

A seguir ao almoço, para esbater a feijoada, fomos dar uma voltinha até ao futuro Complexo de Lazer da Foz Palheiros. Bom... não foi totalmente desinteressada... ali pudemos apreciar in loco (fica sempre muito mais bonito) o progresso das obras e os agentes envolvidos puderam também negociar os próximos passos desta obra.


Que diferente está a nossa Foz Palheiros...mas a ponte velhinha continua lá. Ainda.


"Ora então nós comparticipamos esta parte, depois vocês entram neste ponto, de seguida...." Verdadeiras negociações. E o David foi relembrar estar na posse de um vídeo ainda não divulgado, captado num anterior almoço, em que promessas eram feitas... hehehe!

O que vale é que quem esteve connosco apreciou o espírito de convívio e de comunidade existente e percebeu que o objectivo é sincero, mas também honesto.


Vai ficar tão linda!!!!

E fez-se luz!!!!
Desculpem, não resisti...


A certa altura as negociações foram interrompidas por um troar infernal e pensamos estar sobre uma ameaça terrorista.... mas não, eram apenas os nossos amigos do todo terreno que regressavam a Coimbra. Via Vale das Colmeias... Mas eles deviam ter bússulas. Ai, desculpem outra vez... GPS!

O dia refrescou e a tarde preparou-nos para o petisco seguinte... castanhas. Não é mesmo o que apetece em cima de uma feijoada???

Aqui fica a única foto em que apanho uma das cozinheiras (a Rosa não conta, lamento) num momento de descontracção após o grande esforço da manhã. Já vos disse que a feijoada estava óptima?


A boa disposição era geral e o ambiente predispunha-se a brincadeiras. Esta foto foi tirada pela minha filha ao Tio António.


Quem quer quentes e boas... quentinhas...


Esta não foi tirada do google, é mesmo o nosso assador de castanhas! Estavam lindas ou não estavam? é verdade que muitas tinha recheio, mas podemos sempre dizer que eram de cultura biológica...


Já não sei reproduzir... só sei que a discussão à volta de dever ou não por-se sal nas castanhas enquanto se assam foi afincada...e como se poderá perceber pelos intervenientes, quando se assarem novamente castanhas, haverá novamente assunto.

Mas lá que ficaram convidativas, ficaram. Na esplanada, ainda com sol (embora por pouco tempo), acompanhada da bela jeropiga. Ah... que bem que souberam!!!! Mesmo com a aventura de encontrar sem recheio...


Não resisti!!! É que nunca tinha visto o Sid assim preparado e já o conheço há uns anos... Mas fica giro!!!! Aqui estava a dar explicações sobre como melhor assar castanhas... explicando a teoria do sal!

"Porque se não se põe o sal na hora certa.... É que não estalam da mesma maneira!"


Amigos, por hoje chega. O blog está a informar-me que não me deixa carregar mais fotos, por isso as do jantar ficam para a próxima. Sim, porque também houve jantar. E baile! E cantorias!!!!

Eu já tinha dito que foi em grande...

Um abraço.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Feijoada Magusto em Roda Fundeira - Outubro 2011

Espetacular!!!!

É oficial... o São Pedro deve ter costela rodafundeirense. O fim-de-semana foi banhado de sol, com tempo quente e convidativo ao convívio. Este post vai ser um album de fotos comentado, porque o fim-de-semana foi leve, descontraído, trabalhoso mas agradável.

A caminhada para abrir o apetite...mais duas ervas e cinco formigas, uma poça de água...

Ó mãe, é aqui que se toca para quem vem almoçar? E podemos só tocar e não almoçar? Olha que a gente também pode cantar...


Tudo preparadinho, tão linda que estava a sala à espera dos convivas...



Desta vez com plano estratégico, estrategicamente desenhado no canto da mesa de snooker/empratamento de travessas... É a tactica do 1x2x2x1... com divisão de travessas por cor, quantidade e conteúdo e até, atenção, o coordenador do serviço!!!!!

Agora só temos de guardar o esquema para os próximos eventos e tudo correrá melhor. Está aqui, Rui!!!

O coordenador Antero em acção...


A equipa (staff, prós amigos) a confirmar os últimos detalhes.


O pessoal cá fora ansioso por entrar, descobrir quem veio, por a conversa em dia... Não, esperem, essa parte já tinha começado!


A distribuição pelas mesas, o ficar ao pé "dos nossos"... mais um ritual engraçado nestas aventuras.... E digam lá se a sala ficou ou não composta?



Éramos 90, amigos... todos contentes com óptimo dia de sol com que o São Pedro nos presenteou.


E um olá muito especial ao grupo do TT!!!! Esperamso que tenham gostado, que o almoço tenha sido suficiente para retemperar forças para continuar viagem. E teremos muito gosto em que nos venham visitar mais vezes. Haverá sempre uma chave inglesa para quem precisar...

Ó p'ra eles todos preparadinhos para começar a encher travessas para levar para a mesa. E o belo prato da farinheira para acompanhar....



De inteira produção na Eira Nova!!! As cozinheiras foram a D. Nazaré e a D. Maria José Figueira, de Vale do Açor em Ponte de Sôr. Não consegui apanhá-las em acção... mas lá que saboreei a produção, saboreei!!!
Pudemos contar com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Góis, Dr. José Alberto Rodrigues, com o Presidente da Junta de Freguesia de Alvares, Dr. Víctor de Jesus Marques, o Secretário da Presidência, Dr. Filipe Carvalho e o Eng. Rui Figueiredo, que fez o projecto. Muito nos agradou poder presenteá-los com este saboroso almoço e também confirmar o seu interesse no Complexo de Lazer da Foz Palheiros.

A sobremesa foi geladinho (já mencionei que estava calor?) e também uns apontamentos de bolo talvez de noz ou avelã, que não perguntei. Mas lá que as migalhinhas que provei da bandeja quando acabei de fazer o milagre da multiplicação das fatias estavam deliciosas... isso estavam! E que inveja do Paulo Coelho que diz ter o privilégio de um destes por mês.... há-de ir todo para essa cinturinha de vespa, é o que é!!!!


 
O convívio estendeu-se pela tarde. Bom ver que os últimos nascidos e criados na terra sempre que podem voltam também às origens...


E por agora é tudo, amigos. Vou preparar mais posts... mas isto de ter muitas fotos nem sempre facilita. E para os que não foram... isto é só o principio!!!
Até à próxima!