segunda-feira, 31 de março de 2008

Descubra as semelhanças

Há umas semanas atrás deixei aqui uma msg com o título "Descubra as diferenças", pois bem, pegando novamente no Poço da Moura agora descubram as semelhanças!





A 1ª foto já conhecem, a 2ª garanto-vos que não é uma foto promocional das descidas de Rafting do Rio Paiva, mas parece!

Quem não vem habitualmente à RF no Inverno, dificilmente verá um cenário como o que ficou registado neste retrato.

Se no Verão a mãe-natureza demonstrasse a mesma força que aqui demonstra no Inverno, acredito que o Poço da Moura não teria tantos adeptos... Mas ela sabe o que faz, porque nós queremos as águas calmas é no Verão, e já agora, se for possível pedir mais qualquer coisinha, ela que ligue o esquentador...

E como o momento era para mais tarde recordar, toca de pedir a colaboração á máquina para disparar o gatilho porque eu também queria ficar na foto.



A avaliar pelo tamanho dos pequenos, já lá vão uns anitos!

Não querendo fazer disto um concurso, desafio quem tiver fotos do poço, a tirar-me o prémio que me foi atribuído por mim próprio da "Foto em que o Poço da Moura leva mais água"

Até breve.

terça-feira, 25 de março de 2008

As Boas Festas... na Páscoa

Eu ainda sou desse tempo...
Mas não do tempo mais antigo, em que o Sr. Padre e o Sacristão vinham a pé de Alvares percorrer todas as aldeias a dar a benção pascal. Conta quem viveu, que anunciavam a sua chegada ao som de uma sineta - uma espécie de sino pequeno com uma pega, que fazia as delícias da criançada quando lhes era dada a honra de produzirem eles tal barulheira. Na Relva da Mó era costume fazer-se uma espera no princípio do lugar e depois partilhar tal missão.

Mas isso era no tempo em que Jesus Cristo andava a pé. O Sr. Padre visitava todas as casas da aldeia, dava a benção e a Cruz a beijar e, no final, levantava as amêndoas e as moedas que o esperavam num pratinho sobre a mesa. E agradecido, seguia para a casa seguinte.

Eu já sou do tempo em que havia um lanche organizado que aguardava pelos aldeões e pelo Sr. Padre e em que a recolha da esmola era precedida da oração e acompanhada de filhós, queijo fresco, pão-de-ló, broa frequinha, o bolo de café (que não podia faltar!) e até, imagine-se, coelho estufado. No Oirado, do lado de baixo da nossa Capela "nova", onde a Cruz tinha já sido beijada na Missa de Domingo.

Depois, mais tarde ainda, já a nossa Eira Nova acolheu este convívio. Mais pequeno porque, dos migrantes da aldeia, muitos eram os que já tinham regressado às suas vidas de luta após a pequena fuga de fim-de-semana para saciar as saudades dos pais.

Eu ainda sou desse tempo, do Oirado, e recordo especificamente uma dessas manhãs de quinta-feira, com sorrisos que há muitos anos já desapareceram. E que me fazem a mim sorrir por ter podido experimentar também esta tradição da aldeia. Seria depois de amanhã, a primeira Quinta-feira após a Páscoa, o convívio das Boas Festas.

A todos (os desse ou de outros tempos) uma Boa Páscoa!
Até breve!

quinta-feira, 20 de março de 2008

Feliz Páscoa



Sinceramente nunca tinha pensado nisto, quem se terá lembrado de ligar os coelhos aos ovos... deve haver uma grande confusão na cabeça dos coelhos por esta altura... não estou a falar dos Coelhos da Roda Fundeira mas sim dos de chocolate...

Uma boa Páscoa para todos.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Churrascada II

Sim, ainda temos mais fotos da churrascada! He!he!
É sempre uma correria quando se vai à Roda Fundeira só por um fim-de-semana. Sabe a pouco, passa muito depressa e o tempo é curto para falar com toda a gente e ver como está a aldeia. Mas é uma correria que se faz com muito gosto, principalmente quando se participa (ou ajuda a organizar) um almoço como o do passado sábado, dia 23 de Fevereiro!

Aqui ficam mais umas quantas fotos:

A equipa de trabalho em plena inauguração da churrasqueira...

Posso dizer que o arroz de feijão era uma delícia... E a bela da febra estava no ponto!


O ambiente geral - é sempre gratificante ver a casa cheia...

E à noitinha, o lanche, depois de um dia de baile estafante...

Uma das imagens que mais gozo dá ainda ver nestes dias...











Disfarço ou não disfarço, heis a questão!
Estes são dias bons e que se querem muitas vezes repetidos! Agradecemos a todos os que colaboraram (nos preparativos, na execução, na arrumação, nos leilões), pertencendo ou não à Comissão. Afinal, o que importa mesmo é que todos trabalhemos para uma mesma causa - a preservação do nosso tesourinho da serra.
Até breve!

sexta-feira, 14 de março de 2008

Realizou-se a Assembleia Geral

Faz hoje uma semana que reuniu em Assembleia Geral (AG) a Comissão de Melhoramentos de Roda Fundeira e Relva da Mó.

Para todos os interessados aqui fica um mini-mini-mini resumo do que aconteceu.

A AG reuniu em segunda convocatória e terminou à meia-noite.

Apresentaram-se as contas de 2006 e 2007, tendo sido aprovadas por unanimidade.

Foi feito um ponto de situação relativamente à Casa de Convívio (obras, escritura) e sugerida uma linha de acção para a próxima Direcção.

A Assembleia aprovou por unanimidade um voto de louvor à presente Direcção.

Não foram apresentadas listas para a eleição dos novos corpos gerentes, ficando esta adiada para nova Assembleia Geral a realizar no próximo dia 11 de Abril, pelas 21h, no mesmo local.

Para os corajosos que enfrentaram o frio e o escuro da noite para desempenharem o seu dever de cidadãos activos e participativos nas decisões desta colectividade, aqui fica o nosso agradecimento e reconhecimento.

Até breve.

terça-feira, 11 de março de 2008

Ó rama, ó que linda rama...

Quero partilhar convosco mais uma pérola de uma noite do verão de 2007.

Quem nesta noite de Agosto foi para a caminha antes das 3h da manhã, não assistiu ao mini concerto gravado ao vivo daquele a que talvez possamos chamar, se estiverem de acordo, o "Grupo de Cantares da Roda Fundeira".

O video mostra um grupo bem organizado, que sabe estar em palco, com vozes afinadas, movimentos pendulares constantes (apesar da hora do concerto!) e sintonia perfeita com o coro de vozes que por questões de acústica da sala estava sentado na mesa do canto.

Let´s look at a treila:



Posto isto, penso que estamos todos de acordo, está encontrado o conjunto para a festa deste ano!

Contamos com eles!

Até breve.

terça-feira, 4 de março de 2008

Assembleia Geral

Com o aproximar da data, deixamos novamente a convocatória enviada aos sócios, para relembrar local, hora, ordem de trabalhos...

"Ao abrigo dos estatutos da Comissão de Melhoramentos de Roda Fundeira e Relva da Mó, vimos, pela presente, convocar todos os associados para uma Assembleia Geral, a realizar no dia 07 de Março de 2008, Sexta-feira, pelas 21h30 horas, na Casa do Conselho de Góis, em Lisboa, com a seguinte ordem de trabalhos:
1. Resumo das actividades e contas da Comissão.
2. Evolução dos projectos.
3. Eleição dos novos Corpos Gerentes
4. Outros

Caso à hora marcada o número de associados não seja suficiente para perfazer o quorum, a Assembleia terá o seu início meia-hora mais tarde, às 22h00, com o número de associados que estiver presente.
Apela-se também a todos os interessados em constituir uma nova lista para os Corpos Gerentes, que a façam chegar à Mesa de Assembleia Geral no início desta reunião, para que possa ser apresentada no momento oportuno.
Agradecemos desde já a sua presença e participação.
O Presidente da Assembleia Geral
João Henriques Baeta"

segunda-feira, 3 de março de 2008

Sugestões

Com a Assembleia Geral a realizar-se Sexta-feira 07 de Março, vamos aproveitar o blog para que os fiéis leitores possam dar uma ajuda à Comissão vindoura respondendo à seguinte questão:

O que gostavas de ver feito na Roda Fundeira e Relva da Mó?

Atulhem este post de ideias e sugestões!

A Comissão agradece.