sexta-feira, 25 de julho de 2008

Poço Lavadouro renovado



Temos falado com alguma frequência do Poço da Moura, mas na RF não existe só esse poço, a Ribeira do Sinhel dá-nos também o Poço Lavadouro que por alturas do verão terá tantos ou mais adeptos que o Poço da Moura, talvez por ser mais perto, por ter melhor acesso, por ser mais adequado para a pequenada, ou talvez quem sabe, por ter a água ligeiramente mais tépida, acredito que esta última razão seja a que reune maior consenso.

Renovado porquê? Quando chega o Verão é habitual ver os poços cheios de ramos de árvores e mesmo árvores que são arrastadas pelas chuvas do Inverno. Foi o que aconteceu no Poço Lavadouro, um pinheiro bem grande foi arrastada e destruiu parcialmente o amontuado de pedras que sustinham as águas. Ora, com boa vontade como é hábito de todos os que todos os anos fazem este trabalho tirando mais ou menos ramos, uns amigos da RF cortaram o pinheiro e aproveitaram-no para reforçar o mini-dique. O poço ficou com melhor aspecto e o nível das águas também subiu.

Agradecemos à Cátia Maio que nos enviou a foto acima.

E para quem nunca foi à RF, a foto abaixo, tirado à cerca de 9 / 10 anos no Lavadouro espelha na perfeição o que ainda continua a ser o Lavadouro no verão.

Movimento, agitação, descontração, divertimento, frescura, boa disposição, são palavras que rimão com este poço.

Os anos passam, será que reconhecem todas as pessoas que estão na foto? fica o desafio!



Até breve.

2 comentários:

António Martins disse...

Paraíso da serra o vosso Lavadouro.
E com este calor torna-se apetecível.
Parabéns pelo vosso trabalho.
Felicidades!!!
Boas férias.
Um abraço

Luisousa disse...

Saudaçoes a todas as pessoas da roda fundeira, ja tenho saudades da minha querida Roda fundeira.Já a alguns anos que nao vou lá desd que o meu querido avo faleceu, mas este ano dia 1 de agosoto n vou falhar lá estarei para matar as ssaudes de tudo e todos. fica aqui um abraço a todos, e se não for pedir muito visitem este site qué uma homenagem a roda fundeira.

www.solardaroda.cuconet.com